Você tem TOC? Como é o tratamento?

O TOC é uma sigla para Transtorno Obsessivo-Compulsivo, sendo um transtorno psicológico que desencadeia em compulsões e obsessões. Seu diagnóstico apenas poderá ser realizado por um terapeuta ou por um profissional da área.

Suas causas ainda não são compreendidas totalmente, entretanto fatores sociais e genéticos estão envolvidos. Dessa forma, pessoas com família que possuem TOC, contam com uma predisposição maior para desenvolver o transtorno.

Muitas pessoas têm dúvidas acerca do TOC. Por conta disso, no texto de hoje, vou te ajudar a entender os principais sintomas do TOC, para você ver se pode estar passando por isso. Vou falar também sobre o tratamento da doença.

Para saber mais sobre o TOC, te convido a seguir comigo nesse artigo.

O que acontece com quem tem TOC?

O TOC é uma forma de ansiedade, caracterizado por distúrbios obsessivos e/ou compulsivos que afetam questões da vida do indivíduo, como: lado social, profissional e educacional. 

Essas questões afetam o indivíduo seja pelo tempo gasto com os sintomas ou pelo medo que a pessoa está sentindo.

Obsessões e compulsões

As obsessões são configuradas como pensamentos, impulsos involuntários, imagens, ou impulsos involuntários que se repetem inúmeras vezes na mente do indivíduo, mesmo que ele não queira.  

A obsessão pode ser entendida com impulsos ou pensamentos recorrentes que causam grande ansiedade nas pessoas. Embora o indivíduo tenha consciência que esses pensamentos e impulsos são irracionais, ainda assim, eles não conseguem se conter.

Já as compulsões são comportamentos ou rituais que você se sente forçado a repetir. Normalmente, compulsões são realizadas na tentativa de fazer com que as obsessões desapareçam.

Já a compulsão é um comportamento, onde a pessoa com TOC o faz repetidamente. A causa desse comportamento pode ser uma obsessão ou um código de regras que o próprio indivíduo estabelece.

Pessoas obcecadas em estar com as mãos limpas podem desencadear uma compulsão por lavar as mãos ou de não tocar em nada com as mãos.

Existem dezenas de compulsões, além de lavar as mãos constantemente (mesmo sem estarem sujas), as principais são: 

  • Mania de organização de forma minuciosa, 
  • Contar coisas ou objetos, 
  • Checar inúmeras vezes se portas ou janelas estão fechadas, mesmo tendo acabado de conferir, 
  • Entre muitas outras. 

Os pensamentos obsessivos tendem a voltar cada vez mais fortes. Já o comportamento compulsivo, desencadeia em forte ansiedade e aumenta o grau de exigência e demora ao realizá-los.

toc

A maioria dos indivíduos com TOC se enquadram em alguma das categorias abaixo:

  • Imaculados: possuem compulsões de limpeza;
  • Prevenidos: fazem a conferência repetida vezes de situações como: se a porta está fechada ou se o forno está desligado. Nesse ponto é preciso distinguir uma compulsão de pessoas que apenas conferem essas coisas uma única vez;
  • Desconfiados: os que têm medo de tudo, e se algo estiver perfeitamente da forma que imagina, terá certeza que algo ruim irá acontecer por conta disso;
  • Medidores: são obcecados por simetria ou ordem, não é raro que desenvolvam fortes superstições;
  • Acumuladores: tem medo que algo ruim aconteça ao se livrarem de coisas que não precisam mais. Por conta disso, acabam acumulando cada vez mais coisas.

Necessidade de controle

Os humanos possuem uma necessidade praticamente inata de estar sempre no controle da situação, independente de qual seja. Afinal de contas, estar no controle traz uma sensação de tranquilidade. 

Porém, na maioria das vezes a vida tende a ser bastante imprevisível. Dessa forma, a maioria das pessoas toma medidas e precauções para evitar problemas, porém, sabem da grande possibilidade que coisas aleatórias aconteçam. Faz parte da vida.

Já as pessoas com TOC têm grande dificuldade em aceitar que não é possível estar no controle de tudo. Dessa forma, fica claro que a necessidade de controle é uma das raízes fundamentais para o desenvolvimento do TOC. 

A pessoa com TOC, tem a certeza que seguindo alguns comportamentos, mesmo que sejam sem sentido, poderão de alguma forma ter controle sobre o futuro. E esse comportamento mesmo que danoso acaba dando uma falsa sensação de controle.

Tratamento para TOC

Felizmente, existe tratamento para TOC. Ele é realizado por profissionais da psicologia, como psicólogos, terapeutas e psiquiatras. O tratamento inclui terapia e em alguns casos o uso de medicamentos. 

O psicólogo fará o diagnóstico e tratamento dos sintomas, através de terapia, a fim de ajudar a melhorar a qualidade de vida do paciente e livrá-lo desse comportamento danoso a ele mesmo.

As psicoterapias mais comuns são a Terapia Comportamental e a Terapia Cognitivo Comportamental. 

+ VEJA TAMBÉM: Entendendo o que é Síndrome do Pânico

O tratamento considerará o grau que o TOC está afetando a vida da pessoa, considerando a intensidade do comportamento obsessivo, tempo perdido para lidar com as manias e as frequências que esse comportamento se repete.

Já a medicação é usada em alguns casos para controlar os comportamentos obsessivos. Os medicamentos são receitados por um psiquiatra. Dessa forma, será preciso um exame detalhado com um, para verificar os sintomas e que medicamentos deverão ser usados.

Conclusão

No texto de hoje, falei com você sobre o TOC, mostrando os principais sintomas e o tratamento indicado. Como visto, esse comportamento tem tratamento. 

Dessa forma, se você identificou que seu comportamento combina com o descrito em pessoas que têm TOC, a dica de ouro é procurar ajuda de um profissional na área.

Com isso, você vai descobrir que é possível melhorar e deixar de ter obsessões e compulsões, melhorando muito a qualidade de vida. 

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve!

Para mais dicas sobre emagrecimento e saúde mental, continue me acompanhando: estou no Facebook, e por lá disponibilizo um grupo dedicado a ansiedade e depressão

No meu perfil no Instagram, estou sempre compartilhando conteúdo exclusivo. 

E no meu canal no YouTube você encontra uma infinidade de vídeos sobre saúde mental.

Além disso, de maneira totalmente gratuita vou te indicar que baixe meu e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece.

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também:

tratar a depressão
Depressão

É possível tratar a depressão sem remédios?

A depressão é um transtorno psicológico bastante comum entre a população mundial. É caracterizada por causar tristeza persistente e impedir a realização de tarefas comuns