A Crise do Pânico é uma condição extrema de ansiedade, onde, literalmente, o corpo tem uma sensação muito forte de terror e pânico. É uma situação terrível, onde a pessoa apenas busca uma forma de aliviar toda aquela agonia.
Calafrios, palpitações no peito, tremor e falta de ar são apenas alguns dos sintomas de uma Crise.
Trata-se de um transtorno psicológico e dessa forma, os melhores profissionais para ajudar pessoas com essa condição, são terapeutas e psiquiatras. É uma condição tratável, com isso, as pessoas podem e devem buscar ajuda profissional.
Para ajudar ainda mais a aliviar esses momentos, no texto de hoje, vou te apresentar técnicas incríveis que vão trazer mais calma nos momentos de crise.
Importante: essas técnicas não devem em hipótese alguma substituir o tratamento do transtorno. Muito pelo contrário. Essas técnicas são simples e vão ajudar a aliviar os sintomas, porém, o tratamento é fundamental para que o paciente melhore e possa, o mais rápido possível, voltar a viver uma vida normal.
Dito isso, sem mais delongas, vamos ao texto!
Técnicas para aliviar a Crise do Pânico
Cada uma dessas técnicas, apesar de pareceram simples, vão trazer um alívio quase imediato para esse momento tão ruim. Vamos a elas!
1. Respire fundo e feche os olhos
A respiração acelerada é um dos sintomas da Crise do Pânico. Sendo algo que piora ainda mais o quadro, pois a hiperventilação reduz a quantidade de gás carbônico no sangue.
Dessa forma, a primeira técnica para aliviar a Crise do Pânico é justamente, o foco na respiração. Com isso, quando sentir o desespero batendo, foque-se em inspirar e expirar de forma profunda e lenta pela boca.
Faça a respiração contando até quatro de forma lenta. Mantenha o ar em seus pulmões por um segundo, e solte. Em seguida, repita o mesmo processo.
O ato de fechar os olhos enquanto faz a técnica da respiração é bastante positivo, pois tira o foco visual e ajuda a concentrar-se ainda mais na respiração.
+ VEJA TAMBÉM: 8 exercícios simples para melhorar e treinar a memória
Controlando a respiração, os sintomas diminuem bastante, o coração para de palpitar e aos poucos o corpo vai acalmando.
2. Foque em sensações físicas familiares
Outra característica da Crise do Pânico é o sentimento de distanciamento e separação da realidade, que culminam em um forte desespero. Dessa forma, nessa técnica para aliviar a Crise, o objetivo é ajudar a ter essa volta para a realidade, ajudando a trazer mais calma para a situação.
Por isso, ao sentir-se no meio de uma crise, preste atenção em sensações físicas familiares. Foque os cheiros do ambiente, em sentir algo palpável, na textura das suas roupas, tudo que remeta a sentir a realidade.
Além disso, ao focar nas sensações, sua mente vai tirando o foco do problema e irá te dar uma nova diretriz.
3. Concentre sua atenção em um objeto específico
Essa técnica é parecida com a anterior. Porém, nessa o objetivo é focar em apenas um objeto. Dessa forma, a sua mente vai diretamente para o objeto em si, tirando o foco da Crise do Pânico.
O foco deve ficar 100% no objeto, onde você deve pensar no tamanho, formato, cor… enfim, quanto mais informações tirar do objeto maior será o nível de atenção, ajudando ainda mais a aliviar a Crise.
Se for um objeto que consiga pegar sem oferecer risco para você, faça. Dessa forma, além de observar, poderá sentir o objeto, da mesma forma que te ensinei acima.
Essa dica funciona melhor que a anterior para pessoas visuais, que têm maior dificuldade em perceber os outros sentidos nesse momento. Dessa forma, focando em algo visível, fica mais fácil manter o foco nele.
4. Sinta o cheiro de essência de lavanda
A essência de lavanda tem um efeito calmante. Dessa forma, o seu efeito ajudará a aliviar a Crise do Pânico.
Com isso, é muito interessante ter um frasco com esse aroma em lugares estratégicos, para pegar na hora das crises.
O cheiro pode ser sentido diretamente no frasco ou o perfume pode ser passado em alguma parte do corpo, como os braços, e depois cheirado.
Extra: sempre tenha a medicação na bolsa
Essa não é uma técnica em si, mas é tão importante quanto qualquer das técnicas. Ressaltando ainda mais a importância do acompanhamento médico.
A maioria dos remédios receitados para tratar a Crise do Pânico tem uma ação rápida. Dessa forma, é muito interessante sempre ter o remédio em lugares estratégicos que possa pegar assim que começar a sentir-se mal.
Porém, apenas use medicamentos receitados pelo seu médico, a automedicação é muito perigosa, ainda mais em momentos de pânico.
Conclusão
No texto de hoje, te apresentei técnicas infalíveis para aliviar a Crise do Pânico. Seguindo essas dicas, as crises ficarão um pouco menos assustadoras e será possível controlar, mesmo que de forma temporária.
Ressalto novamente, que essas técnicas vão ajudar a aliviar as crises, porém, de forma alguma devem substituir o tratamento terapêutico adequado. Dessa forma, se você sofre com Crise do Pânico, antes de qualquer procedimento busque ajuda de um terapeuta.
Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve. Até breve em mais um artigo!
Para mais dicas sobre emagrecimento e saúde mental, continue me acompanhando: estou no Facebook, e por lá disponibilizo um grupo dedicado a ansiedade e depressão.
No meu perfil no Instagram, estou sempre compartilhando conteúdo exclusivo.
E no meu canal no YouTube você encontra uma infinidade de vídeos sobre saúde mental.
Além disso, de maneira totalmente gratuita vou te indicar que baixe meu e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece.