“Só pensa positivo que passa!” Como lidar com quem não acredita em ansiedade?

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • “Só pensa positivo que passa!” Como lidar com quem não acredita em ansiedade?

A ansiedade é um transtorno psicológico muito presente em nosso mundo. Infelizmente, junto com a depressão, é uma das doenças psicológicas que mais afetam os indivíduos.

Entretanto, a ansiedade ainda é tratada com descaso e fantasia por alguns. O que torna-se um grande perigo. Levando em conta, que a pessoas que está com ansiedade precisa do máximo de ajuda, principalmente, de quem está perto.

Frases como: “isso é frescura”, “é falta de vontade”, “só pensa positivo que passa”, estão muito presentes na vida de quem sofre de ansiedade.

Dessa forma, no texto de hoje, vou te mostrar como lidar com pessoas que não acreditam em ansiedade.

Ansiedade: Indo fundo da doença

Sim, a ansiedade é uma doença. Se você é da parte que não acredita nisso, você está errado. Dito isso, é uma doença do âmbito mental e talvez por isso, seja um tabu.

O princípio da “grama do vizinho ser mais verde”, de certa forma é aplicada em quem não acredita na ansiedade. Por exemplo, muitas pessoas se colocam no lugar da outra para tentar entender o que ela está passando.

+ VEJA TAMBÉM: Perder o emprego para a ansiedade: quando isso pode acontecer?

Desse modo, cometem um grave erro. Porque, por mais que a vida da outra pessoa pareça perfeita, ou melhor que a sua (para você), isso não significa a realidade.

Principais sintomas

Os sintomas da ansiedade podem ser diversos. Inclusive, tenho um e-book totalmente grátis que traz 10 sintomas (clique aqui e baixe grátis). Entretanto, os mais comuns são:

  • Sensação de tristeza;
  • Falta de motivação;
  • Sensação que algo vai dar errado;
  • Compulsão alimentar;
  • Distúrbios no sono;
  • Respiração ofegante;
  • Desespero;
  • E até mesmo vícios e manias (TOC, por exemplo).

Falando isso, como quem já passou pela doença, é como se uma nuvem escura cobrisse o céu. Dessa forma, só quem passou ou passa pela ansiedade entende.

Tratamento

Felizmente, a ansiedade é uma doença que tem tratamento e pode ser curada. Entretanto, é um transtorno que precisa de acompanhamento médico adequado como psicólogo ou psiquiatra. Podendo ou não ser utilizados remédios.

Dito isso, vou focar em como lidar com quem não acredita. Veja!

Como lidar com quem não acredita na ansiedade?

Antes de mais nada, é preciso deixar claro, que opinião pessoal não está ligada à verdade. Dessa forma, mesmo que não acreditem em você não significa que você não tenha a doença.

Algumas doenças são visíveis e outras não, como é o caso da ansiedade. Então, por mais que vejam uma pessoa saudável por fora, é impossível saber o que se passa dentro dela.

Desse modo, a ignorância é um dos maiores problemas do porquê a ansiedade não é vista como algo grave.

Lidando com a ignorância das pessoas sobre a ansiedade

Para lidar com pessoas que não acreditam na ansiedade, pode ser um pouco complicado. Considerando que já possuem opinião formada.

O correto é conversar com a pessoa e explicar o que está sentindo. O diálogo é sempre o melhor caminho.

Porém, é claro, que algumas pessoas são irredutíveis, e tentar provar pode te deixar com ainda mais sintomas. Dessa forma, é preciso ver o quanto a opinião dessa pessoa é importante para você.  

Caso não seja importante, não tem por que se preocupar em provar que você sofre de ansiedade. 

Algo que pode ocorrer, é ter essa pessoa em uma posição de superioridade no trabalho. Felizmente, cada vez mais estão sendo verificadas questões de abuso psicológico nas empresas.

Entretanto, independente de quem for a pessoa que não acredita, existe uma forma que é a melhor. Veja abaixo!

Melhor jeito de provar

Comprovação médica! Existem pessoas que precisam ouvir de um médico especialista que a doença existe, para acreditar. Dessa forma, se tiver com os sintomas, o melhor a fazer é procurar ajuda.

Afinal, os psicólogos e psiquiatras são os únicos que podem através de análises e exames, verificar se a pessoa está, de fato, com a ansiedade.

+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO

O diagnóstico preciso está acima de qualquer opinião. Desse modo, a ciência é capaz de validar se alguém está ou não com ansiedade.

Além disso, eles vão poder iniciar o tratamento e buscar a cura, do jeito certo.

“Ok, mesmo assim a pessoa não acredita!” O que fazer?

Certo, se chegou a esse ponto, só tem uma coisa a fazer. “Respeitar” a opinião da pessoa, deixando-a de lado. Isso mesmo, simples assim.

Quando se está com ansiedade, o foco deve ser buscar tratamento e melhorar. É claro que ter pessoas ao seu lado, vai ajudar. Entretanto, mesmo sem apoio é possível vencer a ansiedade, mas é preciso ter muita força de vontade.

Desse modo, é possível ir até um médico e seguir o tratamento. Isso é o mais importante na luta contra a ansiedade.

Infelizmente, algumas pessoas não têm empatia e não buscam melhorar a vida do próximo. Isso é algo real, e pode estar acontecendo na sua casa. 

Elas necessariamente são pessoas ruins? Não exatamente. Muitas vezes elas são frutos de uma vida que as levou a certas “verdades”. Não precisamos concordar com as pessoas. Ainda mais se isso coloca em risco nossa saúde física e mental.

Dessa forma, apresentei dicas de como provar que a ansiedade é real. Entretanto, ainda assim, pode ser que não acreditem. Se isso acontecer, já sabe. Busque tratamento, pois a ansiedade é real. 

Pensar positivo ajuda?

Com certeza. Agora, achar que apenas o pensamento positivo vai curar a ansiedade é uma grande Fake News. Que além de tudo, é muito perigosa.

Agora, é claro, que fazendo o tratamento correto, aliado ao pensamento positivo, vai ajudar. Inclusive, é uma das formas de alcançar a cura mais rápido.

Só pensar positivo não vai ajudar em nada. Agora, pensar positivo, buscar formas de se animar (conversar, ter um hobby, praticar exercícios físicos etc.), aliado ao tratamento, vai ajudar muito no processo.

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também: