Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que sim, existe dependência de internet. Dessa forma, no texto de hoje, vou explicar como a dependência de internet ocorre, o que ela causa, entre outras coisas importantes.
Por isso, é importante você ler atentamente para saber se você não está sofrendo com a dependência de internet. Afinal de contas, muitas vezes só percebemos que estamos passando por um problema quando ele bate à nossa porta.
Sem mais delongas, vamos ao texto!
A dependência de internet
Calma, você não precisa sair desse artigo e desligar a internet de seu celular ou computador (rsrs). A dependência de internet existe e pode ser considerada um vício.
Dessa forma, assim como um vício em álcool a dependência de internet tem diferentes estágios e vários tipos de pessoas envolvidas. A prática de acessar a internet, certamente não é um problema em si, muito pelo contrário, a internet é uma das maiores invenções da humanidade e mudou o mundo para sempre.
Esse texto não é um manifesto contra a internet, muito pelo contrário. Na minha posição de mentor a internet é uma ferramenta incrível que me possibilitou ajudar milhares de pessoas.
+ VEJA TAMBÉM: Crise de ansiedade: supere o medo gerado pela ansiedade!
O foco aqui é a dependência de internet como um vício e não tem a ver com a internet em si, mas a forma que muitas pessoas lidam com a internet. Esse vício inclusive é um vício bastante difícil de ser entendido por muitos que estão com ele.
A internet veio para ficar
Desde sua criação, a internet mudou completamente o mundo que conhecemos. E não é para menos. Afinal, hoje em dia é praticamente impossível que o mundo funcione sem a internet.
Então sim, o mundo é dependente da internet. Mas essa dependência é diferente do foco do texto de hoje.
A internet é incrível (não me canso de ressaltar isso nunca), ela quebrou barreiras, trouxe possibilidades para muitas pessoas, conhecimento, empregos, novas formas de ver a vida.
Em meio a pandemia, quando ficamos trancados em casa, a internet estava lá para servir de alento. Seja através de aplicativos de conversa ou mesmo nos serviços de streaming, a internet estava lá para nos manter conectados com o mundo
Tudo funciona através da internet. E isso não é uma tendência, certamente, a internet vai existir ao mesmo tempo que a humanidade existir, sempre evoluindo e alcançando novos patamares. E isso é ótimo.
O que é a dependência de internet?
No sentido psicológico, a dependência de internet é a obsessão em ficar na internet. Literalmente um vício na internet. Ocorre quando a pessoa tem grande dificuldade de ficar offline. O mundo das pessoas passa a ser a internet apenas. Ao ponto de sentir uma forte abstinência quando fica sem acesso à internet.
O vício pode ser de várias maneiras, afinal a internet nada mais é do que a possibilidade para outras coisas. Muitos ficam viciados em redes sociais, fóruns, jogos online.
O diagnóstico é baseado principalmente em quanto tempo do dia a pessoa desprende para ficar online, no alto grau de irritabilidade quando está longe e no convívio quase nulo fora do mundo digital.
Muitas pessoas dizem que é preciso estipular um tempo máximo para ficar na internet, onde especialistas indicam um tempo médio de uma hora por dia. Porém, esse número não é uma fórmula exata.
Pois, muitas pessoas trabalham com a internet, horas e horas por dia e não ficam viciadas. O vício está mais ligado à sensação do que no tempo que a pessoa fica na internet.
Perigos da dependência de internet
A dependência de internet é muito danosa, principalmente em quadros onde o vício é extremo. Os riscos são muito maiores do que parecem. A pessoa com dependência de internet poderá:
- Ficar sem dormir ou dormindo para ficar mais tempo online;
- Deixar de se alimentar para ficar na internet;
- Ficar sem tomar banho e tomar cuidados com a higiene;
- Desenvolver aversão a sair de casa;
- Não ter uma vida fora da internet;
- Em casos mais extremos, perder a família e emprego para ficar mais tempo online.
Os sintomas da dependência da internet, são bastante semelhantes à dependência química e os resultados também. Embora pareça um vício “menor” é preciso prestar muita atenção para não cair na armadilha da dependência da internet.
Dessa forma, é preciso se policiar e verificar como está a sua vida fora da internet. Verificar se está passando tempo com as pessoas que gosta, se está se alimentando direito e se cuidando. Se não está refém apenas de ficar na internet horas e mais horas.
Enfim, entender o problema é a melhor forma para lidar com ele. É comum que a maioria das pessoas que sofrem da dependência de internet, não se vejam como dependentes. Dessa forma, avalie como está a sua relação com a internet. Se não estiver sendo positiva, é preciso mudar.
Conclusão
No texto de hoje, mostrei que a dependência de internet é algo real e bastante perigoso. Assim como qualquer vício, é muito nociva para a pessoa e para as pessoas do seu meio de convívio.
Dessa forma, é preciso ficar alerta para não entrar nesse vício. E caso já esteja com a dependência na internet, não precisa se desesperar. Existe tratamento psicológico para ajudar as pessoas a lidarem com isso.
O importante nesse momento é reconhecer a dependência e procurar por ajuda médica profissional adequada.
Para mais dicas sobre saúde mental, me acompanhe nos mais diferentes canais: no meu perfil no Facebook, no nosso grupo dedicado a ansiedade e depressão também no Facebook, no meu perfil no Instagram, além do meu canal no YouTube. Aqui usamos a internet do jeito certo.
Compartilhe esse texto em suas redes sociais, para servir de alerta dos perigos da dependência de internet.
Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve em mais um artigo. Até breve!