A depressão é um transtorno psicológico bastante comum entre a população mundial. É caracterizada por causar tristeza persistente e impedir a realização de tarefas comuns do dia a dia.
Depressão pode ser categorizada em grave, moderada ou leve. Dessa forma, para cada categoria, terá um jeito de tratar a depressão.
A depressão é comum em praticamente qualquer idade, estando presente desde crianças até em idosos.
No texto de hoje, falarei mais sobre a doença e responderei se é possível tratar a depressão sem o uso de medicamentos, ou não.
Importante: o texto tem caráter informativo, dessa forma, ele não visa substituir um tratamento terapêutico e muito menos influenciar as pessoas a tratar a depressão sem o uso de remédios. Por isso, se estiver com os sintomas da doença procure um terapeuta e psiquiatra.
Dito isso, vamos ao texto!
O que é a Depressão?
Como dito acima, a depressão é um transtorno psicológico bastante comum, identificado nos portadores do transtorno, a falta de ânimo e uma tristeza bastante elevada.
É importante falar que a tristeza é um sentimento normal do ser humano. Porém, quando essa tristeza ultrapassa o limite e dura por longos períodos, ela acaba afetando toda a vida da pessoa. E é nesse momento que se nota que deixou de ser tristeza, para se tornar um quadro depressivo.
Principais sintomas da depressão
Para entender como tratar a depressão, é preciso verificar se a pessoa realmente está com depressão. Entre os principais sintomas estão:
- Sensação de tristeza, ansiedade e vazio;
- Sentir falta de esperança e pessimismo frequentemente;
- Irritar-se com facilidade;
- Perder o interesse em atividades que sempre gostou;
- Sentir-se sempre cansado e sem energia;
- Distúrbios no sono, como dormir demais ou dormir de menos;
- Dificuldade na concentração e na memória;
- Distúrbios na fome, tendo menos ou mais apetite que o normal;
- Pensamentos suicidas;
- Entre outros.
A pessoa com depressão, geralmente, apresenta alguns destes sintomas. Sendo eles persistentes em grande parte do tempo, durante mais de duas semanas.
Os efeitos podem variar de leve a grave. Na hora de tratar a depressão, tudo isso será levado em conta pelo profissional responsável.
O que causa a depressão?
Aparentemente não existe uma única causa para o desenvolvimento da depressão. Embora, seja comum que a depressão se apresente da combinação de alguns fatores biológicos, genéticos, psicológicos e até ambientais.
+ VEJA TAMBÉM: Emagrecer a mente antes do seu corpo: por que isso é tão importante?
Entre os principais fatores, posso apontar:
- Apresentar casos de depressão na família;
- Ter sofrido um episódio traumático ou de muito estresse, como a perda de um ente querido ou ter sofrido abuso sexual, por exemplo;
- Estar passando por um momento com grandes mudanças;
- Uso exagerado de álcool, medicamentos ou de drogas;
- Apresentar doenças graves ou crônica, como câncer;
- Entre outros.
Além disso, estudos indicam que quadros de depressão podem surgir devido a desequilíbrios químicos no cérebro, como nas concentrações dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina.
Como tratar a depressão?
Felizmente, a depressão tem cura, porém o tratamento costuma ser demorado e incluir terapia, medicamentos e algumas técnicas de terapias naturais.
Todo tratamento de depressão deverá ser orientado por um terapeuta e psiquiatra. Variando de acordo com a idade do paciente e com a intensidade dos sintomas apresentados.
É possível tratar a depressão sem uso de medicamentos?
A resposta é sim. Porém, existem várias ressalvas.
Existem quadros mais leves que podem ser tratados sem o uso de medicamentos. Entretanto, apenas quem vai poder definir como deverá ser feito o tratamento será o médico responsável.
Nos casos mais leves que não usam medicamentos, o tratamento costuma ser feito através da terapia e outros métodos alternativos. Deixando o uso de medicamentos para quadros mais graves, e se a doença evoluir.
Muito cuidado com os medicamentos para tratar a depressão!
A depressão pode ser tratada sem o uso de medicamentos, desde que o quadro esteja sendo acompanhado por um profissional da área, e apenas ele não tenha receitado o uso de medicamentos.
Caso o seu psiquiatra tenha receitado remédios, é porque o seu caso precisa de tratamento com uso de medicamentos. O uso nesse caso, é uma das principais formas de lutar contra a doença, sendo seu uso obrigatório para tratar a depressão.
Um dos motivos de muitos tratamentos de depressão não serem um sucesso, é por conta do paciente que acaba parando de tomar os medicamentos. Principalmente, quando ele sente uma melhora no seu quadro e decide que já está curado.
Conclusão
No texto de hoje, falei sobre a depressão de uma maneira geral. Apresentando os principais sintomas, fatores envolvidos e a forma de tratar a depressão.
Como mostrei no texto, a depressão pode ocorrer por diversas situações. Sendo que a doença varia de leve, moderada e grave.
Outro Ponto Chave do texto, foi a questão de tratar a depressão sem o uso de medicamentos. Mostrei que existem muitos casos de depressão leve, que pode ser tratada sem uso de remédios.
Porém, a única forma de saber se a sua depressão pode ser tratada sem o uso de medicamentos, é conversando com seu psiquiatra. Ele é o único profissional, que poderá te aconselhar nesse sentido.
A depressão é uma doença muito triste. Entretanto, como te mostrei, ela tem cura. Cabe a você tratar a depressão, para conseguir se livrar desse mal.
Dessa forma, se estiver apresentando sintomas, não tarde a procurar a ajuda de um profissional. Infelizmente, a depressão não se trata sozinha. Mas a boa notícia é que tem cura e que pode sair dessa. 🙂
Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve em mais um artigo. Até breve!
Para mais dicas sobre emagrecimento e saúde mental, continue me acompanhando: estou no Facebook, e por lá disponibilizo um grupo dedicado a ansiedade e depressão.
No meu perfil no Instagram, estou sempre compartilhando conteúdo exclusivo.
E no meu canal no YouTube você encontra uma infinidade de vídeos sobre saúde mental.
Além disso, de maneira totalmente gratuita vou te indicar que baixe meu e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece.