Como saber se tem depressão? (Faça o teste!)

A depressão é uma doença que acomete milhões de pessoas. Sendo inclusive uma das principais causas de morte na população mundial (o suicídio é uma das principais causas de morte no mundo).

No teste de hoje, você terá uma visão mais ampla a respeito do que está sentindo. Por isso é importante fazê-lo com bastante atenção.

Como saber se tem depressão

Esse teste para saber se tem depressão, tem por objetivo te alertar, caso esteja passando por um momento de depressão e de outros transtornos psicológicos. Para realizar o teste abaixo, basta somar e/ou diminuir os valores de cada alternativa. 

+ VEJA TAMBÉM: Transtorno de Ansiedade: 4 Sinais que você está sofrendo

Ao lado de cada sentença tem a pontuação. O teste começa com 0 pontos. Com isso fique atento a pontuação e some ou subtraia de forma correta.

Importante: o teste não anula ou serve como substituto para uma consulta com ou psicólogo ou psiquiatra.

Como saber se tem depressão

Dito isso, vamos ao teste!

  • Você sente-se cansado de uma forma que não está acostumado? A sua rotina continua a mesma, porém sente-se cada vez mais cansado. (Mais 1 ponto) 
  • Sente-se um pouco cansado, mas ainda assim tem motivação para fazer as coisas? O cansaço pode ser devido a alguma mudança na rotina, e faz sentido um pouco mais de cansaço. (Menos 1 ponto)
  • Você já não tem a mesma vontade de fazer coisas que sempre gostou? Prefere ficar em casa deitado do que ver seus amigos? (Mais 1 ponto)
  • Você é uma pessoa com muitos amigos e o contato com eles te ajuda a melhorar da tristeza. (Menos 1 ponto) 
  • Perdeu ou ganhou peso de forma extrema, sem estar fazendo uma dieta para isso? (Mais 2 pontos)
  • Sente-se mais irritado que o habitual? (Mais 1 ponto)
  • Sua libido sexual está afetada? (Mais 3 pontos)
  • Possui pensamentos suicidas e acha que a morte é uma opção melhor que sua vida atual? (Mais 5 pontos)
  • Sente-se com medo boa parte do dia e acha que algo ruim sempre vai acontecer? (Mais 2 pontos)
  • Fez esse teste apenas por curiosidade, sente-se bem e tem pensamento positivos na maior parte do tempo. (Menos 2 pontos)
  • Tem distúrbios no sono? Tanto insônia ou dormir em excesso. (Mais 1 ponto)
  • Acha um sacrifício, todos os dias sair da cama e prefere ficar sem fazer nada do que ter algo para fazer? (Mais 2 pontos)

Resultados:

Entre um resultado negativo (-1, -2, …) e 1

Se ficou nessa faixa de pontos é altamente provável que sua mente esteja boa. Algumas dificuldades são normais, porém na maior parte do tempo você está bem. Procurar um psicólogo é algo recomendado, pois é sempre bom saber como está a sua saúde mental. 

Porém, não é algo de extrema urgência. As chances de estar com depressão são bastante baixas ou quase nulas.

Entre 2 e 9

A faixa intermediária mostra que você possui alguns sintomas de depressão. As chances de você estar sofrendo com algum transtorno de ordem psicológica são bastante altas. Porém, a maior chance é que seja a ansiedade e não a depressão. 

Entretanto, os dois transtornos têm bastante ligação e um não necessariamente anula o outro. Ainda mais que muitos casos de ansiedade acabam evoluindo para depressão.

Dessa forma, as chances de você estar com depressão são de mais de 50%, já as chances de estar com algum transtorno psicológico são de quase 100%. Com isso, você deve procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.   

Acima de 10

Se seu resultado se encaixou nessa faixa de pontos, as chances de estar com depressão são de quase 100%. Dessa forma, esse momento que está passando deve ser de bastante dor e sofrimento. Pode parecer que seja o fim, mas saiba que não é.

A depressão é uma doença bastante comum, que pode ser tratada com terapia e medicamentos. Desse modo, mesmo que esteja com depressão, não precisa ficar com medo. A busca por um profissional na área vai te ajudar a superar esse momento.

Evite ao máximo ficar sozinho e busque sempre a melhor forma de cuidar de si, mesmo que sua mente diga o contrário. Não é errado ter depressão, é uma doença e dessa forma, é preciso tratar. Felizmente a depressão tem cura.

Conclusão

Nesse artigo, apresentei um teste para te ajudar a entender se tem depressão, para te ajudar a entender o momento que está passando.

Porém, o teste “como saber se tem depressão” não tem função como um diagnóstico médico para dizer ou não se você tem depressão. É apenas um teste para te dar um norte e trazer algumas possibilidades:

  • Possivelmente, se você somou uma pontuação bem baixa, as chances de ter depressão são bastante baixas;
  • Já se fez um número intermediário, como dito no texto, possivelmente você possa estar com ansiedade ou algum outro transtorno;
  • Entretanto, se somou uma pontuação alta, as chances de estar com depressão são bastante altas.

Desse modo, caso esteja encaixado nas duas últimas opções é necessário procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra. Pois, apenas eles poderão dizer se, de fato, você está ou não com depressão.

Para mais dicas sobre depressão e saúde mental em si, me acompanhe no meu perfil no Facebook, no nosso grupo dedicado a ansiedade e depressão também no Facebook, no meu perfil no Instagram, além do meu canal no YouTube com bastante conteúdo para te ajudar a entender melhor sua mente.

Além disso, de maneira totalmente gratuita vou te indicar o meu e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que seus amigos e familiares possam fazer o teste “como saber se tem depressão” e tenho uma visão mais ampla sobre essa doença

Agradeço a sua leitura e nos vemos em mais um artigo. Até a próxima!

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também: