“Acho que vou morrer!” A sensação de quase morte da crise de ansiedade

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • “Acho que vou morrer!” A sensação de quase morte da crise de ansiedade

A Crise de Ansiedade é um dos momentos mais terríveis para quem sofre de ansiedade. Dessa forma, é preciso entender esse momento e saber que logo vai passar. 

Entretanto, é um momento muito delicado e de difícil pensamento lógico. Sendo a sensação de quase morte, um dos sintomas mais assustadores e desesperadores, para quem sofre desse transtorno.

Dessa forma, no texto de hoje, vou falar mais sobre a sensação de achar que vai morrer, para quem está no meio de uma Crise de Ansiedade. Além de trazer dicas, para conseguir lidar melhor com a situação. Sem mais delongas, vamos ao texto

Sintomas comuns durante uma Crise de Ansiedade

Entre os principais sintomas da crise de ansiedade, estão dispostos os seguintes:

  • Sensação de desespero;
  • Pânico;
  • Taquicardia;
  • Formigamento de membros;
  • Tontura;
  • Dificuldade para respirar ou hiperventilação;
  • Sensação de estar morrendo;
  • Entre outros.

Na junção desses fatores, é que realmente ocorre a crise de ansiedade. Dessa forma, os sintomas vão se somando, até chegar ao ponto que tomam conta da pessoa e ela não consegue reagir de maneira racional.

O primeiro ponto, para lidar com a sensação de quase morte, é fazer um trabalho preventivo. Afinal, durante uma crise ficamos mais sensíveis, e a razão perde feio para a emoção.

O que causa a sensação de quase morte?

Vendo os sintomas mais comuns durante a crise de ansiedade, fica mais fácil de explicar porque a sensação de estar morrendo, é tão comum durante uma crise.

Primeiro, temos que entender o que é a ideia de morrer. De certa forma, estamos vivos por dois mecanismos principais, a respiração e o coração bombeando sangue.

Através desses mecanismos é que nosso cérebro cria a ideia de estar morrendo. Veja bem, durante uma corrida é normal que nossos pulmões hiperventilem e o coração acelere bastante, mas, porque não sentimos que vamos morrer?

A resposta é simples, o cérebro entende essas ações como algo comum. Entretanto, quando entramos na mente de quem sofre de ansiedade e está com esses sintomas, simplesmente parado em um lugar, fica mais fácil de entender as sensações.

+ VEJA TAMBÉM: “Só pensa positivo que passa!” Como lidar com quem não acredita em ansiedade?

Quando estamos passando por uma crise de ansiedade a realidade muda. Sendo assim, nosso corpo começa a respirar em excesso ou em alguns casos travar a respiração. Com isso, o coração acaba acelerando para compensar o oxigênio.

E é nesse momento que a sensação de estar mostrando toma conta. Dessa forma, a sensação de morte não é apenas psicológica, e física. Trazendo alguns sintomas que fazem a mente ter plena consciência que está passando por grande perigo.

Desse modo, o pavor toma conta e os sintomas só aumentam. Trazendo ainda mais certeza que o corpo pode estar morrendo. Felizmente, é possível lidar com isso. Abaixo vou te mostrar como.

Lidando com a crise de ansiedade: Prevenção

Quem já passou por uma crise de ansiedade, sabe que é possível sentir a crise “chegando”. Dessa forma, esse é o momento mais importante. Afinal, conseguir prevenir a crise de ansiedade é a melhor forma de se livrar da sensação de que pode morrer a qualquer momento.

Desse modo, além do tratamento médico adequado, existem algumas práticas que ajudam a evitar a crise de ansiedade e até mesmo sair dela.

+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO

Um dos pontos principais durante uma crise de ansiedade é a respiração. Afinal, a forma que respiramos diz muito ao nosso corpo, sobre nosso atual momento.

Além disso, é comum que durante uma crise de ansiedade a pessoa sinta que está passando por outros problemas como AVC ou derrame, por exemplo. Afinal, os sintomas, muitas vezes, se confundem, e quem está na crise, sempre espera o pior.

E é justamente, por essa ideia de que tudo vai piorar, que a mente entra em “parafuso” e entra na crise de ansiedade.

Desse modo, o melhor jeito é trabalhar através de meditação e técnicas de respiração. Para quando sentir que uma crise se aproxima, possa lidar do melhor jeito.

Meditação e respiração

A meditação ensina muito sobre o autocontrole. Dessa forma, caí como uma luva na ideia de se livrar da sensação de morte da crise de ansiedade. 

Embora seja bastante difícil raciocinar durante uma crise, é através disso, que é possível se livrar das sensações ruins. Além disso, é muito importante ter remédios receitados pelo seu médico, à disposição na hora das crises.

Mostrando que para realmente lidar com a ansiedade, é preciso do aporte médico e do tratamento correto para garantir a cura. Mesmo que no longo prazo.

Voltando para o foco da meditação. Existem inúmeras formas de meditar. Dessa forma, você pode escolher a que melhor se encaixe para você.

Em termos gerais, a meditação busca te levar para “outro” lugar. Fazendo você perceber a realidade de uma maneira mais pura. Dessa forma, ao criar o hábito de meditar, você terá uma ligação maior consigo mesmo.

Um dos pontos-chave para meditar é o controle sobre a respiração para acalmar o corpo e a mente. Levando isso para a crise ou momento antes dela, é possível aplicar as técnicas, na prática, e sentir a sensação de estar morrendo e ir diminuindo, até deixar de ser uma ideia.

Conclusão

Meu objetivo no texto de hoje, foi  alertar para um momento tão delicado, com a sensação de quase morte, que acontece durante uma crise de ansiedade. É um momento muito assustador. Dessa forma, é preciso encontrar formas de lidar com isso. 

+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO

Além das dicas que dei ao longo do texto, quero chamar a atenção para quem sofre de ansiedade e crise de ansiedade. Para poder lidar da melhor forma, é preciso buscar ajuda profissional. Somente um especialista no assunto, poderá te ajudar a fazer o tratamento da melhor forma.

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também:

tratar a depressão
Depressão

É possível tratar a depressão sem remédios?

A depressão é um transtorno psicológico bastante comum entre a população mundial. É caracterizada por causar tristeza persistente e impedir a realização de tarefas comuns

TOC
Saúde Mental

Você tem TOC? Como é o tratamento?

O TOC é uma sigla para Transtorno Obsessivo-Compulsivo, sendo um transtorno psicológico que desencadeia em compulsões e obsessões. Seu diagnóstico apenas poderá ser realizado por