8 exercícios simples para melhorar e treinar a memória

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • 8 exercícios simples para melhorar e treinar a memória

A nossa memória, assim como nosso corpo, precisa de treinamento. Dessa forma, devemos treiná-la para ela poder melhorar e se manter afiada. 

Afinal de contas, nosso cérebro precisa ser trabalhado para continuar sendo estimulado. Principalmente, quando já estamos com um pouco mais de idade e a memória começa a falhar.

Todavia, não são apenas pessoas mais velhas que podem ter problemas com a memória, pessoas de todas as idades estão sujeitas a ter “esquecimentos”. Inclusive, muitas pessoas que passaram pelo COVID-19, relatam que tiveram problemas com a memória.

Por conta disso, no texto de hoje, vou trazer alguns exercícios para você poder treinar a memória, enquanto se diverte. São exercícios simples, que certamente farão muita diferença.

Vamos a ele!

Como treinar a memória? Veja alguns exercícios simples!

Treinar a memória pode ser algo bastante divertido.

1. Aprender e/ou praticar algum instrumento musical

Os instrumentos musicais são excelentes para trabalharmos a nossa memória, bem como a nossa coordenação motora. Afinal de contas são várias coisas para prestar atenção e trabalhar a memória enquanto desenvolve o som.

As músicas trazem uma combinação de notas que precisam ser executadas. Dessa forma, o entusiasta da música terá que trabalhar a memória para decorar a ordem certa das notas.

Enquanto aprendemos, nossa memória é estimulada a guardar novas informações. Desse modo, aprender a tocar é excelente para treinar a memória.

2. Jogue Xadrez

Xadrez é um jogo incrível para quem deseja estimular a memória. Seja desde os movimentos das peças (onde cada uma segue seu próprio padrão), até estratégias elaboradas para capturar o rei do adversário.

Com a internet ficou ainda mais fácil praticar xadrez. Seja em aplicativos ou em sites que você pode jogar com pessoas de todo lugar do mundo, o xadrez é muito valorizado por quem é fã de estratégias e de decorar aberturas.

Inclusive, existem ótimos livros sobre xadrez que vão turbinar ainda mais seus treinamentos.

3. Escrever com a mão não dominante

Certas coisas são tão normais, que nem nos damos conta que estamos fazendo e nem como estamos fazendo. Dessa forma, podemos fazer algumas coisas no “piloto automático” e nem pensar enquanto fazemos. Uma dessas coisas, certamente é escrever.

Afinal, pensamos nas palavras, mas não pensamos no movimento do lápis. Porém, isso muda de figura se ao invés de usar a mão dominante, usarmos a outra mão.

Por isso, se busca um exercício simples para treinar a memória, experimente escrever com a outra mão. Você verá que terá que ter muito mais concentração e esforço para tentar reproduzir as palavras. 

4. Aprender mágicas

Mágicas são muito divertidas de aprender e exigem bastante de nossa memória. Os truques são feitos de uma série de movimentos que precisam ser decorados para que tudo saia do jeito certo.

Por isso, se quer treinar a memória, aprender truques de mágicas é uma forma muito legal de treinar. Pois, você vai aprender enquanto se diverte.

5. Jogo da memória

É claro que não podia faltar o jogo da memória. Afinal, ele é usado para treinar a memória desde sempre.

O jogo é um famoso passatempo que consiste em cartas que devem ficar viradas para baixo, enquanto o jogador tenta encontrar os pares sem mexer as peças de lugar.

A memória aqui é posta a prova, pois enquanto você joga, vai tentando decorar onde determinada carta está, para assim achar a outra e lembrar onde ela estava.

O jogo pode ser jogado sozinho ou com mais pessoas. Além disso, também pode ser jogado online.

6. Fazer cálculos

Depois que saímos da escola é muito raro fazermos contas. Dessa forma, nosso cérebro é pouco estimulado para treinar a memória fazendo cálculos.

Sempre que possível use o bom e velho papel e caneta para fazer as contas. Assim você fica com o cérebro afiado e a memória treinada. É claro, que vale a pena conferir o resultado na calculadora (rsrs).

8. Leitura

O ato de ler é um potente estímulo ao nosso cérebro. E nesse ponto, não falo da leitura apenas para enriquecer a cultura, mas também para treinar a memória.

+ VEJA TAMBÉM: Você tem TOC? Como é o tratamento?

Muitas vezes acabamos trocando a leitura por assistirmos algo, o que não é errado, porém, ler é ótimo e traz ainda mais benefícios. A imersão é muito maior em um livro, pois temos que usar nossa mente para dar vida ao que estamos lendo.

Mas não falo apenas de livros de contos, leitura em geral. A leitura desse artigo é uma forma de você treinar a memória duplamente. Isso porque está trabalhando seu cérebro e memória ao ler, e também por aprender outros exercícios para treinar a sua memória.

Conclusão

No texto de hoje, te ensinei que devemos treinar a nossa memória, assim como devemos treinar nosso corpo. Afinal, nossa mente precisa de estímulos para se manter funcionando a pleno vapor.

Também mostrei alguns excelentes e simples exercícios para treinar a mente. Com eles é possível melhorar a sua memória e se divertir ao mesmo tempo.

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve em mais um artigo.

Para mais dicas sobre emagrecimento e saúde mental, continue me acompanhando: estou no Facebook, e por lá disponibilizo um grupo dedicado a ansiedade e depressão

No meu perfil no Instagram, estou sempre compartilhando conteúdo exclusivo. 

E no meu canal no YouTube você encontra uma infinidade de vídeos sobre saúde mental.

Além disso, de maneira totalmente gratuita vou te indicar que baixe meu e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece.

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também:

dependência de internet
Dicas da Mente

Existe dependência de internet?

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que sim, existe dependência de internet. Dessa forma, no texto de hoje, vou explicar como a dependência de

Como lidar com a ansiedade noturna?

A ansiedade noturna é um problema sério que afeta milhões de pessoas. Ele difere um pouco da ansiedade “normal”, pois se apresenta com maior foco