Meditação para ansiedade: quando é uma boa indicação?

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • Meditação para ansiedade: quando é uma boa indicação?

A meditação para ansiedade é um hábito saudável e bastante necessário. Afinal, a ansiedade juntamente com a depressão, são o mal da nossa atual sociedade.

Por conta de nosso estilo de vida, cada vez mais corrido e imaginativo, é normal ficar ansioso. Porém, conforme essa ansiedade vai crescendo, vai se tornando um problema muito grande.

Para ajudar a remediar a ansiedade uma excelente saída é a meditação para ansiedade. Com ela é possível trazer mais paz e calmaria, mesmo para os corações mais aflitos.

No texto de hoje, vou falar sobre a meditação para ansiedade, seus benefícios e quando ela deverá ser feita.

Acompanhe!

Como a meditação para ansiedade age contra a ansiedade?

A medição para ansiedade ou qualquer tipo de meditação, tem por fim acalmar os nossos pensamentos e nos colocar em um estado de paz e tranquilidade. Por conta disso, fica claro o quanto a meditação é uma importante arma contra a ansiedade.

Afinal, paz e calmaria é tudo que alguém que sofre de ansiedade mais deseja, para conseguir ter uma vida mais “normal” e poder aproveitar as coisas boas da vida, sem ter que ficar ouvindo pensamentos ruins de preocupação.

Meditação para ansiedade

Os gatilhos mais comuns da ansiedade são os pensamentos, sempre a frente e na maioria das vezes pensando em formas que as coisas podem dar errado. Com isso, a pessoa acaba se distraindo da realidade e ficando presa nessa cela que é a ansiedade.

Muitas vezes, inclusive, essa ansiedade pode virar uma forte crise e/ou evoluir para a Síndrome do Pânico, aumentando o medo e ansiedade.

Dito isso, vou explicar como a meditação para a ansiedade ajudará a controlar tudo isso.

Meditação para ansiedade: como ela age?

Muitos especialistas têm suas próprias meditações para ansiedade. Dessa forma, não existe um único método e nem um método melhor que outro. Existem métodos e todos podem funcionar para diferentes indivíduos. 

Vários inclusive utilizam técnicas de hipnose para ajudar no combate à ansiedade, porém o assunto de hoje é outro. Mas caso queira que eu faça um artigo sobre o tema, deixe uma mensagem nos comentários.

A meditação age como uma forma de controlar o subconsciente e ficar muito mais calmo. A meditação age na respiração e na nossa concentração, ajudando nosso cérebro e corpo a se reorganizar.

Dessa forma, é possível utilizar como ferramenta para acalmar vários sintomas da depressão, como coração e respiração disparada, além de pensamentos e sensações ruins.

Como praticar a meditação para ansiedade?

Como dito acima, existem milhares (talvez milhões) de técnicas de meditação para ansiedade. Essa é apenas mais uma delas. Mas certamente, se bem feita, será tão boa quanto qualquer outra.

Essa meditação para ansiedade deverá ser feita diariamente, como forma de preparar o corpo e a mente para lutar contra os momentos de ansiedade. Por isso, é importante que faça sem pular nenhum dia. 

O processo pode ser um pouco lento e cada dia fará diferença. Tanto para o bem quanto para o mal.

A melhor é uma meditação guiada que você mesmo poderá fazer sozinho.

Veja os seguintes passos:

Faça preferencialmente no seu quarto, sentado, deitado na cama, ou em um lugar confortável.

  1. Prepare o ambiente, coloque uma música calma, e se conseguir, acenda um incenso de lavanda;
  2. Primeiramente observe como você está no ambiente e o ambiente como um todo;
  3. Respire profundamente pelo nariz soltando pela boca;
  4. Verifique que não tem nada que possa te prejudicar envolta de você;
  5. Após ter certeza disso, feche os olhos e concentre-se na respiração;
  6. Qualquer pensamento deixe de lado e foque apenas na respiração;
  7. Para facilitar você pode imaginar um lugar que te traz paz, como uma praia, um gramado ou outro lugar que faça você ter pensamentos bons;
  8. Foque apenas em coisas boas;
  9. Sinta a respiração e veja ela te acalmando;
  10. Logo sentirá que seu corpo está em equilíbrio e sua mente vazia;
  11. Abra os olhos lentamente, ainda focando na respiração (ainda não acabou);
  12. Continue com sua mente no mesmo lugar, com a mesma sensação boa;
  13. Lentamente deixe a imagem desaparecer na sua mente;
  14. Porém, mantendo a sensação boa;
  15. Essa mesma sensação você deverá buscar quando sentir sua ansiedade batendo;
  16. Concentre-se para sempre ir para esse lugar quando estiver aflito.

Fazendo esse processo diariamente, cada vez será mais fácil ficar nesse estado de paz.

Quando realizar a meditação para ansiedade?

Essa pergunta exige uma explicação: a ansiedade tem muitos graus, inclusive em muitos casos ela é tratada com terapeutas e/ou psiquiatras. Dessa forma, se você sofre desse transtorno, antes de qualquer coisa é recomendado que procure a ajuda de um profissional.

+ VEJA TAMBÉM: Provavelmente você nem imagina que esses são sintomas de ansiedade

A meditação que te ensinei acima é muito boa e poderá trazer bons resultados, porém, não tem o intuito e nem deve substituir um tratamento médico. Inclusive, os melhores resultados da meditação para ansiedade é justamente quando o paciente está fazendo o tratamento convencional com o médico especialista.

A meditação traz grandes benefícios, e ajuda na ansiedade. A meditação para ansiedade não deve ser feita apenas em momentos de crise, é importante manter uma rotina diária, para programar sua mente, para manter a calma dentro de si, e assim reduzir os casos de ansiedade.

Agradeço a sua leitura e nos vemos em breve em mais um artigo. 

Para mais dicas sobre emagrecimento e saúde mental, continue me acompanhando: estou no Facebook, e por lá disponibilizo um grupo dedicado a ansiedade e depressão

No meu perfil no Instagram, estou sempre compartilhando conteúdo exclusivo. 

E no meu canal no YouTube você encontra uma infinidade de vídeos sobre saúde mental.

Além disso, de maneira totalmente gratuita vou te indicar que baixe meu e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece.

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também:

TOC
Saúde Mental

Você tem TOC? Como é o tratamento?

O TOC é uma sigla para Transtorno Obsessivo-Compulsivo, sendo um transtorno psicológico que desencadeia em compulsões e obsessões. Seu diagnóstico apenas poderá ser realizado por

dependência de internet
Dicas da Mente

Existe dependência de internet?

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que sim, existe dependência de internet. Dessa forma, no texto de hoje, vou explicar como a dependência de