Saúde mental: 8 sintomas que dizem como anda a sua

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • Saúde mental: 8 sintomas que dizem como anda a sua

A saúde mental é algo que precisa de constante análise. Ainda mais, em dias tão corridos e caóticos, como a maioria dos brasileiros está inserido, seja na sua vida social ou na vida profissional.

Infelizmente a saúde mental é algo constantemente negligenciado em nosso país. Entretanto, as buscas por ajuda nesse sentido tem crescido. Porém, ainda parece ter um paradigma que doenças psicológicas são “frescura”.

O que é algo muito grave!

Afinal, pessoas com a saúde mental afetada podem não procurar ajuda certa e criar um problema maior ainda. Por isso, no texto de hoje, reuni 8 sintomas para você ficar alerta, caso esteja sentindo.

8 sintomas para você saber se está com problemas em sua saúde mental

Abaixo mostrarei 8 sintomas que podem indicar um problema na sua saúde mental.

Problemas no sono

O sono é essencial para a recuperação do nosso corpo e da nossa mente. Dessa forma, para que haja um equilíbrio de nossa saúde mental é preciso ter o descanso correto. 

Um adulto em média precisa dormir de 7 a 8 horas todos os dias. Com esse número variando de pessoa para pessoa e de acordo com a rotina de cada um. Com isso, alterações do sono como: dormir demais, insônia, sono muito agitado, entre outras, podem indicar problemas na sua saúde mental.

Algumas doenças de ordem psiquiátricas, como depressão, ansiedade e até esquizofrenia, tem como um de seus sintomas as alterações no sono. Então, se seu sono começou a ficar alterado, fique de olho.

Preocupação excessiva

A preocupação é algo normal de todos nós (não se preocupar com nada que seria estranho). Porém, quando a preocupação se torna algo excessivo e sem controle principalmente com coisas relativamente simples, é sinal que algo está errado na nossa saúde mental.

Ainda mais se essa preocupação excessiva estiver causando outros sintomas e atrapalhando a sua rotina e seu sono. Assim como qualquer excesso faz mal, com a preocupação é a mesma coisa.

Sintomas físicos

Se engana quem pensa que os sintomas da saúde mental atuam só no “plano mental”, sintomas físicos muitas vezes podem ser reflexo de problemas psicológicos. 

Dessa forma, é possível que ocorra o aparecimento de dores de cabeça, alterações gastrointestinais, dormência nos membros, alergias, queda de cabelo, entre outros sintomas, se sua mente não estiver saudável. 

Por isso, se essas dores e problemas começaram do “nada”, tem grande chance de ser algo vindo do mental para o físico e precisa de uma avaliação médica.

Alterações de humor

O humor é algo muito único de cada um, sendo algo bastante sólido na maioria dos casos. É claro que fatos como a perda de um ente querido, término de namoro ou demissão, podem ocasionar alterações no humor.

Porém, quando essas mudanças vêm de uma hora para outra ou quando alguém comenta sobre o porque estamos mais irritados, por exemplo, podem dizer muito mais do que parece. 

Geralmente, a alteração no humor é algo que leva um pouco de tempo para o indivíduo perceber. Entretanto, se começar a se perguntar porque está triste sem motivo, vale muito a pena conversar com um bom terapeuta

Afastamento de pessoas e coisas que gosta

É comum que quando a saúde mental está desestabilizada, comece a ficar desanimado e a perder o interesse nas coisas e nas pessoas que sempre gostou. 

saúde mental

Dessa forma, se você se sentir mal entre as pessoas que gosta ou não tem vontade de fazer o que antes te motivava, tome muito cuidado. Isso é um forte indício de problema na sua saúde mental.

Choro constante e estresse excessivo

O choro é algo comum e até certo ponto faz bem para saúde. Porém, chorar por “qualquer coisa” e pelo menor sinal de estresse, certamente, indicará que algo não está certo em nossa mente.

Vale lembrar que algumas pessoas choram com mais facilidade que outras, dessa forma, o que precisa ser percebido, será a mudança drástica dos motivos que levam a pessoa ao choro.

Perda ou ganho de peso

Alterações graves no nosso peso, quando não associadas a dietas ou problemas de saúde física, certamente são um grande indício que algo está errado conosco. Principalmente, quando desenvolvemos uma fome compulsiva ou perda da vontade de comer.

A ansiedade está muito ligada à compulsão alimentar como forma de “acabar” com ela e a depressão costuma evidenciar uma falta de apetite. Por isso, se estiver em algum desses quadros, tenha muito cuidado e procure ajuda.

Dificuldade na concentração

Por último na nossa lista de sintomas (mas não menos importante), temos a dificuldade de se concentrar, que ocorre muitas vezes pela nossa mente não estar bem. 

Tendo a mente cheia de problemas, preocupações e falta de descanso, fica fácil entender o porquê ocorre a dificuldade na concentração. Dessa forma, esse sintoma, será ocasionado por outros dos sintomas acima. 

Porém, muitas vezes só nos damos conta através da dificuldade de concentração.

Por isso, se perceber dificuldade acima do normal em se concentrar, pode ter certeza que algo de errado está acontecendo com sua saúde mental.

Conclusão

Esse texto não é um diagnóstico sobre a sua saúde mental, apenas trouxe sintomas que, geralmente, estão associados a doenças de ordem psicológica. 

Desse modo, se você estiver com esses sintomas, você deve procurar a ajuda de um profissional na área, afinal esse é um passo de fundamental importância para te ajudar a lidar com isso. 

O objetivo por trás desse texto é desenvolver em você a preocupação com sua saúde mental, para você poder sempre se livrar de problemas que podem ser muito graves e se tornar alguém mais saudável e melhor.

Para te ajudar com isso, você pode fazer parte do meu grupo no Facebook: Lidando com ansiedade e depressão, onde vai encontrar relatos de pessoas que podem estar passando por problemas parecidos com os seus.

Também te convido a seguir minha página no Instagram, conhecer o meu canal no Youtube e baixar de forma totalmente grátis aqui no meu site o e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece.

Acredito que tudo isso será muito útil para você!

E lembre-se, se estiver com qualquer um desses sintomas, procure ajuda de um especialista. Sua saúde mental é fundamental para uma vida plena!

Esta Gostando? Compartilhe

Comente aqui o que achou do artigo ou deixe a sua dúvida!

Aproveite e veja também: