Ansiedade sem apoio: quando a família não ajuda no tratamento

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • Ansiedade sem apoio: quando a família não ajuda no tratamento

Tratar a ansiedade sem o apoio da família pode ser um grande desafio. Siga comigo nesse texto, que vou te dar dicas do que fazer, se isso está acontecendo com você nesse momento.

A ansiedade é um transtorno psicológico que faz parte da vida de milhões (talvez bilhões) de pessoas. Seus sintomas estão ligados a medos e angústias que atrapalham demais na vida da pessoa. 

Felizmente, existe tratamento para a ansiedade. Porém, tanto o paciente quanto a família precisam colaborar com esse processo. A ansiedade sem apoio é um caminho muito mais longo e cheio de falhas. 

+ VEJA TAMBÉM: Como lidar com a ansiedade noturna?

Dessa forma, é preciso procurar ao máximo uma relação harmoniosa, para que ambos os lados contribuam com o tratamento. Por isso, resolvi escrever esse artigo, para ajudar tanto os pacientes quanto às famílias a entender a importância de um para o outro.

Venha comigo e descubra como lidar com a ansiedade sem apoio, e como mudar este quadro. Vamos ao texto!

Ansiedade sem apoio

A ansiedade sem apoio é algo maior do que gostaríamos. Muitas vezes os familiares não acreditam na pessoa, ou até mesmo acham que ansiedade é apenas um “drama” que a pessoa está fazendo.

Porém, como sabemos a ansiedade é real, na grande maioria dos casos, e é um transtorno sério, que precisa ser tratado com seriedade. 

Dessa forma, contar com o apoio, principalmente da família, é fundamental. Pois, o paciente se sentirá mais seguro ao perceber que existem pessoas do seu lado dispostas a ajudar.

Então, porque a família não apoia a pessoa com ansiedade?

Existem alguns motivos para isso ocorrer. Porém, na maioria das vezes, é algo ligado a não entender a dor e os anseios do outro. 

Para muitas pessoas que não passam pela ansiedade, fica difícil se colocar no lugar do outro e entender que alguns problemas, que para elas é pequeno, pode ser algo grandioso para o outro.

Por essa falta de empatia, é que ocorre o tratamento da ansiedade sem apoio da família. 

+ VEJA TAMBÉM: Como lidar com a ansiedade noturna?

As doenças de ordem psicológica ainda parecem ser um tabu em nossa sociedade. Embora seja algo grave que afeta uma grande parcela de pessoas, ainda é algo muito mal-entendido nos dias de hoje.

Tanto que é muito raro você ver uma pessoa passando por uma doença grave (como um tumor, por exemplo), que não tenha o apoio da família. Já com a depressão e ansiedade, esse quadro muda um pouco e não é raro ver a família negligenciar o paciente.

Riscos da ansiedade sem apoio

Assim como qualquer doença, os riscos da ansiedade sem apoio são o desenvolvimento de mais problemas psicológicos e o agravamento da ansiedade já existente, podendo levar a depressão e até mesmo a morte.

+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO

Dessa forma, além de piorar o quadro, pela sensação de abandono e/ou de que a ansiedade não é nada demais, corre o grande risco da pessoa com ansiedade não buscar ajuda de um profissional da área.

Além disso, a ansiedade sem apoio é facilmente confundida pela pessoa como um problema bobo. Nem todo mundo percebe logo de cara, quando está com ansiedade, e alguns sintomas não são tão claros.

Inclusive, existem muitos sintomas da ansiedade que a maioria das pessoas desconhece. Por isso, vou deixar um link com meu e-book 10 sintomas de ansiedade que você não conhece. É totalmente grátis!

Como lidar com a ansiedade sem apoio da família?

A primeira coisa a se fazer, quando até mesmo a sua família não acredita na sua ansiedade, é procurar ajuda de um profissional da área. Dessa forma, você terá respaldo médico para provar que seu problema não é apenas um “drama”. 

Com a comprovação médica, a ansiedade sem apoio começa a mudar de quadro. Pois, a família irá ver que, de fato, existe um problema e que precisa ser tratado do jeito certo.

+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO

Dessa forma, ao mesmo tempo que convence a família, você está nas mãos de um profissional qualificado, que tratará a ansiedade do jeito certo. Aumentando e muito as chances de melhora e cura, com ou sem o apoio familiar.

É claro, que a ideia é passar por tudo isso com apoio da família, ainda mais se você dividir a casa com eles. Porém, mesmo assim a ansiedade sem apoio pode ser tratada e curada. Para isso, é preciso de acompanhamento de psicólogos e/ou psiquiatras, a fim de oferecer o melhor tratamento.

A internet também costuma ter grupos de apoio, que são muito bem vindos, e mostrar para a pessoa que mais pessoas estão passando por um problema semelhante e estão conseguindo melhorar.

Para quem está se sentindo desamparado e tratando a ansiedade sem apoio de ninguém, tenho um grupo no Facebook dedicado a falar de depressão e ansiedade. Nesse grupo existem pessoas dispostas a te ouvir e dar apoio. Por isso, conheça o grupo, e não passe por isso sozinho.

O jeito certo de tratar a ansiedade sem apoio ou com apoio, é através do tratamento médico. Mesmo sem a família acreditar, o paciente precisa procurar ajuda, afinal, é a saúde dele que está em jogo.

Considerações finais

Nesse texto, falei sobre um problema bastante sério, a ansiedade sem apoio do grupo familiar. Afinal, como qualquer doença, principalmente as de origem psicológica, o apoio da família é fundamental para o tratamento. Trazendo um norte para quem está passando por um momento difícil.

+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO

Dessa forma, se você chegou até aqui na leitura e está passando por isso, é preciso, acima de tudo, entender que você tem ansiedade e a única forma de tratar esse problema é procurando ajuda de um profissional na área. 

Pois, apenas ele, poderá te dar o tratamento correto e entender se realmente o seu problema é a ansiedade. 

Esta Gostando? Compartilhe

Comente aqui o que achou do artigo ou deixe a sua dúvida!

Aproveite e veja também:

Como lidar com a ansiedade noturna?

A ansiedade noturna é um problema sério que afeta milhões de pessoas. Ele difere um pouco da ansiedade “normal”, pois se apresenta com maior foco