A ansiedade noturna é um problema sério que afeta milhões de pessoas. Ele difere um pouco da ansiedade “normal”, pois se apresenta com maior foco durante a noite (ou no período que as pessoas costumam dormir).
Isso não quer dizer que as pessoas só sentem ansiedade noturna, em muitos casos a ansiedade se mantém alta o dia todo, porém acaba prejudicando mais no período da noite.
Muito embora, a ansiedade não deve ser considerada normal em nenhum momento, devendo sempre ser tratada com seriedade e com a ajuda de profissionais qualificados.
+ VEJA TAMBÉM: Derrame ou ansiedade? Como saber o que é físico e o que é emocional?
A ansiedade noturna é notada por alguns sintomas clássicos: insônia, compulsões alimentares, irritabilidade, angústia e em alguns casos até vícios sexuais, como masturbação excessiva.
Dessa forma, a pessoa acaba desenvolvendo uma certa ansiedade crônica no período da noite, o que muitas vezes causa um aumento progressivo dos sintomas da ansiedade conforme o período noturno se aproxima.
Porém, no texto de hoje, vou focar na ansiedade noturna e como você pode controlar melhor esses sintomas.
Ansiedade noturna
Veja alguns dos principais problemas na ansiedade noturna:
Distúrbios no sono
A dificuldade para descansar é um dos problemas mais comuns na ansiedade noturna.
Afinal, mesmo que a pessoa consiga dormir, será de uma forma desordenada, se debatendo com frequência e dificilmente chegará ao sono profundo. Onde de fato, realmente descansamos e regulamos nosso organismo.
Dessa forma, a pessoa vai acordar com muito sono e terá que levantar mesmo assim, se tiver compromissos pela manhã, como trabalho, estudo, entre outros. O que ocorre com a esmagadora maioria dos brasileiros.
Esse caso se torna ainda mais grave, quando isso ocorre em dias consecutivos, agravando cada vez mais o cansaço e a ansiedade, fazendo muito mal para a saúde física e mental.
Distúrbios alimentares
Outro sintoma “clássico” da ansiedade noturna é levantar durante a noite para atacar a geladeira. Existe também o distúrbio onde a pessoa não sente fome alguma durante a noite e dorme sem ter feito uma refeição antes.
A ansiedade pode cortar o apetite, pois o foco da pessoa fica totalmente voltado para seus medos, que o corpo mesmo sem energia, não vai dar impulsos de fome para o cérebro.
Já no caso da comida em excesso, as pessoas com dificuldade para dormir ou que acordam no meio da noite, acabam recorrendo aos alimentos como uma forma de lidar com a ansiedade e falta de sono.
Dessa forma, além de se alimentar de forma errada e perigosa para a saúde, a falta de sono vai aumentar, devido à condição de “cheio” da pessoa.
Podendo inclusive ser perigoso deitar na sequência, para quem sofre de refluxo e outros problemas gástricos que podem levar a vômito e fortes dores no trato gastrointestinal.
Outros problemas
Alguns vícios noturnos como a masturbação, ingestão de bebidas alcoólicas e/ou drogas, podem ser facilmente ampliados pela ansiedade noturna.
+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO
Uma vez que a angústia e irritabilidade causadas pela ansiedade, vão “forçar” a pessoa a buscar uma forma de lidar com isso, com pequenos picos de prazer.
O problema aqui é bastante óbvio, essas “escapadas” vão se tornar rapidamente em um vício que podem desencadear em mais problemas psicológicos e físicos.
É claro que a masturbação em si não é um problema, porém, o excesso e o vício se tornam um problema muito sério, com potencial de se tornarem ainda mais graves.
Como lidar com a ansiedade noturna?
Assim como qualquer problema psicológico, a ansiedade deverá ser acompanhada de um profissional qualificado. Dessa forma, é indicado que quem estiver apresentando esses sintomas, busque um psicólogo ou psiquiatra. Assim, será possível tratar da forma certa.
Porém, além disso, existem algumas dicas que vão ajudar a melhorar esses sintomas. Inclusive, tenho um grupo no Facebook que fala sobre ansiedade e depressão, de uma forma que trará bastante alento para quem está passando por um momento difícil.
Dito isso, vamos para as dicas de como lidar com a ansiedade noturna.
Dicas para lidar com a ansiedade noturna
- Evitar ficar com TV e celulares ligados até a hora de dormir. A luz desses eletrônicos dificulta o sono, afinal, o corpo associa a luz com ficar acordado. Por isso, o indicado é desligar todos esses aparelhos (no caso do celular, deixar de lado no silencioso), cerca de 1 hora antes de dormir;
- Alimentação saudável durante o jantar. O jantar deverá ser leve e saudável, dessa forma, vai evitar ficar com sensação de estômago cheio, algo que atrapalha muito para ficar confortável;
- Tenha um bom travesseiro e um bom colchão. Dessa forma, será possível ficar em uma posição confortável que não vai causar dores nas costas durante a noite. É um investimento que ajuda muito;
- Pratica exercícios físicos. Através dos exercícios físicos é possível lidar melhor com a ansiedade, ainda mais com a noturna. Após a prática de exercícios, nosso corpo “pede” por descanso e um bom sono.
Dessa forma, será mais difícil de focar em problemas na hora de dormir, pois, o corpo vai buscar pelo sono profundo;
- Ouvir sons ou programas: uma excelente forma de lidar com a ansiedade noturna é ocupar a mente. Uma dica nesse ponto, é deixar um “barulho” de fundo. Muitos utilizam sons da chuva ou natureza para cair no sono. Já outros preferem ouvir um bom podcast.
Nesse ponto, o objetivo é ocupar a mente, evitando que problemas tomem conta. Uma das formas de conseguir dormir e se livrar da ansiedade noturna é ouvindo algo que chame a sua atenção.
Um truque aqui é que nosso cérebro vai ficar focado no que está ouvindo e vai tentar ficar acordado. E é justamente aqui que a mágica acontece, a mente ficará limpa e rapidamente cairá no sono.
Importante
Não citei medicamentos nesse processo, pois caso seja necessário será receitado pelo médico. Dessa forma, evito expor os nomes de remédios, evitando que algumas pessoas se auto mediquem sem passar por uma consulta médica.
+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO
Algo que é bastante perigoso, podendo levar até a morte do indivíduo.