A ansiedade leve nosso cérebro e corpo a experimentar sensações muitos ruins. Dessa forma, muitas vezes quadros de ansiedade (crise de ansiedade, por exemplo) são confundidos, com ataque cardíaco e derrame.
Dessa forma, no texto de hoje, vou trazer a “relação” da ansiedade e derrame. E, além disso, te ajudar a saber se o que você ou alguém está passando é derrame, ou ansiedade.
Desse modo, vou trazer uma questão sobre os sintomas físicos e emocionais da ansiedade. Que confunde a mente de muitos. Vamos ao texto!
O que é um derrame?
Derrame também conhecido como AVC (acidente vascular cerebral) é a segunda maior causa de mortes no mundo. Podendo afetar até 25% das pessoas ao longo de sua vida.
Dessa forma, é uma doença bastante perigosa, que pode deixar muitas sequelas em quem sobrevive.
+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO
Entretanto, diferente do que muitos pensam, o derrame não ocorre apenas em idosos, podendo ocorrer até mesmo em crianças. Questões como o sedentarismo e o cigarro contribuem para que o derrame aconteça.
O derrame pode ser dividido em dois: o AVCI (acidente vascular cerebral isquêmico) e AVCH (acidente vascular cerebral hemorrágico).
O primeiro ocorre devido à falta de sangue em determinada parte do cérebro, provenientes de uma obstrução de artéria. Já o segundo, ocorre devido a um sangramento proveniente de rompimento de vaso sanguíneo no cérebro.
Sintomas do derrame
- Fraqueza de apenas um lado do corpo;
- Dificuldade na comunicação (fala);
- Perda ou alteração na visão;
- “Sorriso torto” (desvio da rima labial);
- Tontura;
- Desequilíbrio;
- Alterações na sensibilidade;
- Dificuldade para se alimentar;
- Dores de cabeça contínuas e fortes.
Identificar os sintomas rapidamente é um dos pontos principais para tratamento adequado do quadro. O tempo é um inimigo de quem sofreu derrame. Dessa forma, quanto mais demorada for a identificação, maiores as lesões causadas no cérebro.
Ansiedade
A ansiedade é um transtorno psicológico que acomete milhões de pessoas, todos os anos. É um dos quadros psicológicos mais comuns, junto com a depressão.
Dessa forma, é uma doença que afeta a mente do paciente e tem reverberações físicas, além das emocionais.
Seu diagnóstico é feito por um médico especialista, como: psiquiatras e psicólogos, bem como a instrução de tratamento.
Além disso, é um quadro curável, sendo necessária terapia e em alguns casos, o uso de medicamentos.
Sintomas da ansiedade
- Preocupação excessiva;
- Irritabilidade;
- Insônia;
- Medo irracional;
- Tensão muscular;
- Problemas gástricos;
- Fobia de eventos sociais;
- Sensação de constrangimento;
- Ataques de pânico;
- Formigamento de membros;
- Comportamento compulsivo e perfeccionismo;
- Ataques de dúvidas.
Derrame ou ansiedade? Panorama geral
Como vimos, os sintomas de ambos os quadros são bastante diferentes. Entretanto, no momento de um ataque de pânico, a mente pode “recriar” alguns sintomas e fazer a pessoa sentir diversos sintomas “fantasma”. Além disso, a hipocondria está geralmente atrelada à ansiedade.
Dessa forma, é comum que muitos acreditem estar tendo um derrame por sentir algum membro amortecido e devido a fortes dores de cabeça. Nesse ponto, é importante saber se a pessoa tem ou não ansiedade, para entender melhor o caso.
+ VEJA TAMBÉM: Não quero mais viver! O que fazer quando esse tipo de pensamento surge?
Inclusive existe um teste chamado SAMU que ajuda no diagnóstico da doença e pode ajudar a pessoa a se acalmar ao perceber que não está tendo um derrame. É uma excelente forma de verificar se é derrame ou ansiedade. Vamos ver mais sobre ele.
SAMU: identificando derrame ou ansiedade
SAMU não é o serviço de atendimento, nesse caso. É uma sigla para quatro pontos que ajudam a diferenciar se é derrame ou ansiedade.
S de Sorriso
Pedir para a pessoa tentar sorrir. Como vimos, um dos principais sintomas do derrame é o amortecimento de um lado do rosto e boca. Desse modo, ao tentar sorrir é possível verificar se o lábio move-se de ambos os lados.
A de Abraço
Pedir para a pessoa fazer uma posição de abraço. Dessa forma, é possível verificar se os braços movem-se de maneira correta.
M de Música
Pedir se a pessoa consegue repetir uma parte de uma música. Desse modo, é possível verificar se as palavras estão corretas ou “enroladas”.
U de Urgente
Ao verificar os sintomas, chamar ajuda médica o mais urgente possível. Dessa forma, se tiver a mínima dúvida que pode ser derrame e não ansiedade, chame atendimento médico. Desse modo, é melhor prevenir do que remediar.
Levando em conta que o rápido tratamento ajuda a minimizar danos.
Derrame ou ansiedade? Considerações finais
A questão emocional traz dúvidas sobre derrame ou ansiedade. Dessa forma, fica difícil distinguir o que é físico e emocional. Entretanto, é a melhor forma de verificar o quadro, se realmente é derrame ou ansiedade.
+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO
A hipocondria é capaz de criar reações físicas e mimetizar sintomas de outras doenças. Dessa maneira, a pessoa com ansiedade, pode facilmente sentir fisicamente sintomas muito parecidos com o derrame, durante uma crise.
A mente tem impacto total sobre o nosso corpo, para o bem e para o mal. Com isso, replicar sintomas não é algo tão raro. Dessa maneira, acaba sendo perigoso para o diagnóstico rápido do quadro.
Se a pessoa não for tratada corretamente, ela pode vivenciar diversas vezes a sensação de derrame. Dessa forma, é perigoso, pois é difícil saber o que é físico e emocional. Ainda mais quando o assunto é derrame, que precisa de atendimento rápido.
Dessa forma, a única maneira de garantir a saúde do paciente, é procurar atendimento médico especializado.
Desse modo, é possível ter o diagnóstico preventivo correto e entender melhor o quadro da pessoa. Até mesmo, para quem está passando por uma crise, ter noção de sua doença, vai ajudar a lidar melhor com o emocional, ao sentir alguns sintomas.
Além disso, o médico vai aplicar o tratamento correto, ajudando a diminuir cada vez mais os momentos de crise. Dessa forma, a dúvida sobre se é derrame ou ansiedade, dificilmente estará presente na mente do paciente.