Não quero mais viver! O que fazer quando esse tipo de pensamento surge?
“Não quero mais viver!”: essa é sem dúvidas um dos sentimentos mais difíceis que qualquer pessoa pode sentir. Afinal de contas, a vida é nosso bem mais precioso. Dessa forma, esse pensamento é bastante perigoso e deve ser encarado com o máximo de atenção e cuidado.
Um tema tão delicado como esse, certamente, precisa ser trazido a luz. Desse modo, no texto de hoje, vou te ajudar a entender o que fazer quando a ideia “não quero mais viver” aparecer.
Vamos ao texto!
Tristeza ou depressão?
O pensamento de não quero mais viver é algo profundo, que na maioria das vezes está associado a grande tristeza e/ou a depressão. Dessa forma, entender o que está causando esse sentimento, é fundamental para conseguir se livrar dele.
Infelizmente, não estamos livres de momentos tristes. Desse modo, é quase certo que todos nós vamos passar por um momento de profunda tristeza, onde a ideia de “não quero mais viver” se faz presente.
+ VEJA TAMBÉM: Tá tendo uma crise de ansiedade? 5 apps que podem te ajudar em uma crise
Porém, momentos tristes tem um período de “luto”, após certo tempo é bastante comum que a tristeza seja ao menos contida. Dessa forma, a vida continua e a pessoa supera.
Entretanto, quando essa tristeza se dá por conta da depressão, é preciso extremo cuidado. Afinal de contas, com o pensamento de não querer mais viver, facilmente o quadro pode evoluir para o suicídio.
Infelizmente, o suicídio é uma das maiores causas de mortes em todo mundo. Onde o pensamento “não quero mais viver”, se torna tão profundo que não tem mais volta.
Dessa forma, identificar que está triste por mais tempo que o normal e pensamentos de morte começam a passar na sua mente, é muito importante.
Procurando ajuda médica
“Não quero mais viver!”: esse é um pensamento que surge na cabeça de milhões de pessoas. Os motivos podem ser variados, mas uma grande parcela sente essa vontade de morrer, ocasionada por doenças psicológicas, como depressão e ansiedade.
Ambas as doenças atuam diretamente no psicológico das pessoas, trazendo imensa tristeza e sensação de impotência. Dessa forma, se não tratados, esses transtornos se tornam um grande perigo para quem está passando por isso.
Independente de ser ansiedade “apenas”, facilmente a doença se torna uma depressão profunda. Desse modo, ao sentir que perdeu a vontade de viver, a primeira coisa a se fazer é buscar ajuda médica especializada.
Afinal, psiquiatras e psicólogos são especialistas em diagnosticar e oferecer um tratamento que ajude na condição do paciente.
O diagnóstico é feito através de exames e outras informações. Onde o médico especializado fará o diagnóstico e vai indicar o tratamento correto. Dessa forma, o paciente vai garantir que tudo possa ser resolvido.
O tratamento costuma incluir terapia e uso de medicamentos.
Sintomas aliados ao desejo de morrer
A ideia “não quero mais viver”, vem associada a outros sentimentos e sensações. As quais podemos destacar:
- Vontade de ficar sem fazer nada;
- Falta de motivação;
- Problemas com o sono;
- Distúrbios alimentares;
- Perda da sensação de felicidade ao fazer algo que gosta;
- Queda de libido;
- Entre outras.
Por isso, se tiver sentindo alguns desses sintomas, é ainda mais importante procurar ajuda médica especializada.
Indo além do tratamento
Seguir o tratamento é fundamental para esse processo. Dessa forma, siga à risca o que seu médico receitar. Porém, ao mesmo tempo que faz o tratamento, existem comportamentos que vão ajudar a superar a ideia de não querer mais viver.
Desse modo, vou listar algumas atividades que você pode fazer, para ajudar ainda mais no tratamento:
Ler: a leitura vai te ajudar a focar em algo, além da vontade de morrer;
Praticar exercícios físicos: a prática de exercícios físicos ajuda a mente a se sentir mais livre e recompensada;
+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO
Ter um hobby: a vida vai muito além de apenas trabalhar. Dessa forma, ter um hobby ajuda a passar o tempo e ter uma motivação extra para viver;
Ter um coach: um coach comportamental vai te ajudar a entender melhor o mundo e as oportunidades, mostrando as partes boas e como melhorar;
Adotar um animal de estimação: essa dica é muito importante para quem está tratando a depressão e mora sozinho. Dessa forma, ao adotar um animal de estimação, a pessoa terá um motivo para estar vivo. Tendo responsabilidade de criar um outro ser vivo;
Conversar: estar perto de pessoas queridas ajuda a afastar a ideia do “não quero mais viver”. Dessa forma, ao conversar com pessoas que gostamos, estamos aproveitando melhor a vida.
Participar de grupos em redes sociais: compartilhar pensamentos no meio de pessoas que te entendem é muito importante nesse processo. Existem grupos no Facebook, que unem pessoas.
Inclusive, tenho um grupo no Facebook, que trata de assuntos como Depressão e Ansiedade. Caso precise de um lugar para ser ouvido, não deixe de participar.
Conclusão
A vida é uma oportunidade única. Dessa forma, precisamos aproveitá-la ao máximo. Quando o sentimento de “não quero mais viver” aparece, é um sinal claro que algo precisa ser feito para mudar essa situação.
Felizmente, a depressão e a ansiedade têm cura. Entretanto, é preciso fazer o tratamento correto e não desanimar. O tratamento pode ser lento, mas ainda assim é a melhor resposta para a ideia de “não quero mais viver”.
+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO
Como mensagem final, gostaria de ressaltar que a vida é uma oportunidade, onde se pode ser feliz. Dessa forma, se a tristeza bater, você não precisa passar por isso sozinho. Busque ajuda e garanta em pouco tempo, o seu sorriso de volta.
Se conhece alguém que está com o pensamento de “não quero mais viver”, compartilhe esse texto e ajude ele a entender melhor essa sensação.
Agradeço a sua leitura e espero te ver de novo, em breve.