A ansiedade é um transtorno que afeta milhões de pessoas no mundo todo. De forma geral, ela afeta pessoas de todas as idades. Dessa forma, fica claro que grande parte das pessoas que sofrem de ansiedade são trabalhadores.
Por conta disso, muitos sentem medo de perder o emprego. Algo que realmente pode acontecer. Entretanto, ela tem tratamento e pode ser curada.
No texto de hoje, vou falar sobre perder o emprego tendo como principal motivo a ansiedade. Dessa forma, vou explicar quando, de fato, isso realmente pode acontecer. Vamos ao texto!
Perder o emprego para ansiedade
Antes de mais nada, temos que entender os principais motivos que levam alguém a perder o emprego. Dessa forma, temos entre as principais causas:
- Falta de perícia com a função;
- Atrasos constantes;
- Desempenho abaixo do esperado;
- Comportamento;
- Dificuldade de trabalhar em equipe;
- Brigas;
- Entre outros motivos.
Além disso, é comum que algumas pessoas percam o emprego pela empresa estar cortando custos. Entretanto, é um dos motivos que menos gera demissões.
+ VEJA TAMBÉM: Quando a ansiedade pode se transformar em depressão pós-parto?
Dentro de todos esses fatores, precisamos entender em quais a ansiedade poderá agir e trazer esse comportamento para as pessoas. Para dessa forma, ter participação direta nas demissões.
Afetando o desempenho do trabalhador
A ansiedade é um atua diretamente no comportamento e na forma de ver a vida das pessoas. Dessa forma, ela cria alguns problemas que atrapalham o dia a dia de muitos trabalhadores.
Ela possui diferentes graus. Desse modo, os sintomas podem ser muito diferentes de pessoa para pessoa. Afetando o desempenho no trabalho de diferentes formas.
Entre os principais sintomas podemos destacar:
- Irritabilidade;
- Sensação que algo ruim vai acontecer;
- Preocupação;
- Descontrole emocional;
- Distúrbios no sono;
- Distúrbios alimentares;
- Tristeza;
- Sensação de inferioridade;
- Entre muitos outros.
Inclusive, alguns sintomas são pouco conhecidos. Dessa forma, criei um e-book que traz 10 sintomas pouco conhecidos da ansiedade. É gratuito, clique aqui e baixe.
Em outras palavras, a pessoa está sempre com uma sensação ruim, que acaba afetando seu desempenho. Abrindo brechas para problemas, como perder o emprego, se afastar dos amigos, entre outros.
Quando a ansiedade faz perder o emprego?
Vamos deixar um pouco de lado o lado humano e vamos entrar no lado da empresa. Dessa forma, fica claro que as empresas buscam em seus colaboradores, funcionários dedicados e focados em seu emprego.
Com isso, quando o trabalhador começa a sair dessa busca da empresa, é comum que a empresa demita o funcionário. Colocando outro com mais dedicação em seu lugar.
Isso significa que alguém com ansiedade não é dedicado ao emprego? Não necessariamente. Porém, se os sintomas crescerem cada vez e o colaborador não procurar ajuda, vai começar a afetar.
Alguns exemplos de como a ansiedade pode te fazer perder o emprego:
- Quando afeta o sono do trabalhador: o processo de descanso é essencial para o bom funcionamento físico e mental de qualquer trabalhador. Dessa forma, a ansiedade pode prejudicar o sono e atrapalhar o dia a dia do trabalhador;
- Quando gera irritação no trabalhador: a irritabilidade pode aumentar durante a ansiedade. Dessa forma, pode ocorrer do indivíduo começar a ser grosseiros com seus colegas e superiores;
- Falta de foco: com a mente cheia de problemas por conta da ansiedade é normal que o colaborador tire um pouco o foco de suas atividades. Dessas forma, os resultados serão percebidos na empresa;
- Preocupação: trabalhar envolve certo grau de responsabilidade. Entretanto, quando esse fator começa a passar do ponto, poderá atrapalhar o trabalho. Afinal, ele poderá se preocupar demais com atividades simples, que nunca vai parecer estar certo. Dessa forma, o colaborador vai perder mais tempo se preocupando se está fazendo certo, do que realmente fazendo.
Como evitar perder o emprego para a ansiedade?
A ansiedade tem cura. Dessa forma, a melhor forma de não perder o emprego, é buscar ajuda o mais rápido possível.
+ BAIXE GRÁTIS: Lidando com seu MEDO
Infelizmente, muitos acabam não dando a devida atenção e normalizando viver com os sintomas. Desse modo, é comum que muitos não busquem ajuda e acabam sofrendo as consequências. E é nesse ponto que muitos correm grandes riscos de perder o emprego.
Felizmente, é possível evitar que isso aconteça. Dessa forma, para evitar qualquer problema maior, basta procurar ajuda.
Conclusão
A ansiedade tem o poder de te fazer perder o emprego. Inclusive, mostrei como esse processo pode acontecer. Dessa forma, para evitar que isso ocorra, é preciso buscar sempre a ajuda de um profissional da saúde mental.
Doenças psicológicas, podem demandar de um tratamento um pouco mais agressivo. Dessa forma, é comum que alguns médicos recomendem o afastamento do emprego.
Desse modo, ao procurar ajuda médica especializada, o trabalhador está garantindo ainda mais direitos. Afinal, o afastamento por doença é um direito de todo trabalhador.
Sendo necessário o encaminhamento para o INSS, bem como análise para constatar afastamento.
Se ambos os médicos concordarem, o trabalhador é afastado até apresentar melhora.
Com isso, fica claro, que o primeiro passo ao perceber os sintomas e mudança no comportamento, é procurar ajuda especializada.
Além disso, muitas empresas contam com psicólogos em seu quadro de funcionários. Justamente para ajudar trabalhadores que estejam passando por problemas.
Entretanto, essa não é a realidade de muitas empresas. Dessa forma, ao sentir os sintomas, é necessário buscar ajuda externa. Garantindo assim, o tratamento mais adequado para lidar com a doença.
O objetivo final desse texto, é mostrar que a ansiedade é uma doença com qualquer outra. Dessa forma, precisa de tratamento médico adequado.
Além disso, as chances de cura são excelentes. Inclusive, a melhora dos sintomas começa assim que o tratamento é iniciado. E mesmo que leve um pouco de tempo, ainda assim o processo será facilitado.
Desse modo, é possível melhorar e não correr riscos de perder o emprego.