Crise de ansiedade: supere o medo gerado pela ansiedade!

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • Crise de ansiedade: supere o medo gerado pela ansiedade!

A ansiedade é um transtorno psicológico que acomete milhões de pessoas em todo mundo. Inclusive, muitas pessoas sofrem de ansiedade e nem se dão conta. A crise de ansiedade é o momento em que diversos sintomas da ansiedade batem ao mesmo tempo.

As crises de ansiedade variam em grau e sintomas dependendo da pessoa. Muitas pessoas têm uma crise mais “leve” que logo “passa” e já outras necessitam de cuidados médicos para conseguir diminuir os sintomas.

Porém, algo em comum é o medo causado pela ansiedade. Dessa forma, no texto de hoje, falarei sobre a importância de superar o medo durante a crise de ansiedade e no contexto geral da vida da pessoa.

Siga comigo e saiba mais! 

Vamos ao texto!

A Ansiedade e o Medo

A ansiedade pode ser definida como uma sensação e sentimento de intranquilidade, receio ou medo. Dessa forma, é possível afirmar que a ansiedade está completamente ligada ao medo. Afinal, é algo presente na definição.

Crise de ansiedade

Já as crises de ansiedade, de certa forma, são crises de medo, que elevam o medo a um nível muito elevado, tornando o momento um verdadeiro terror para quem passa por ele.

Dessa forma, pessoas que sofrem desse mal, vivem um medo constante. Tanto durante a crise de ansiedade, como nos outros momentos do dia em que ficará com medo do medo que irá sentir se passar por mais uma crise de ansiedade.

E nesse ciclo de medo do medo, é certo que o medo só vai crescer. Piorando o que já estava complicado. Podendo até mesmo evoluir para a Síndrome do Pânico, um outro transtorno ligado à ansiedade, que eleva ainda mais o desespero.

É possível vencer o medo?

Felizmente, a resposta é sim, porém, infelizmente, o processo não é algo simples. A boa notícia é que é totalmente superar o medo e a crise de ansiedade. A parte de não ser tão simples, é que realmente, o medo não é algo tão simples de vencer.

+ VEJA TAMBÉM: Como saber se tem depressão? (Faça o teste!)

Afinal, em sã consciência ninguém gosta de sentir medo, correto?

Dessa forma, existem algumas formas de lidar com o medo que certamente vão te ajudar a superar a crise de ansiedade. Vamos a elas!

Entenda o que é real (e o que não é)

O medo é uma sensação e não algo físico. Dessa forma, ele age diretamente na nossa mente, podendo ou não ser algo de real. 

É comum que durante a crise da ansiedade, o medo esteja bem elevado, desse modo, é muito comum que apareçam medos de coisas que não representam perigo ou que o medo se mostre muito maior do que realmente é. 

O objetivo aqui não é acabar com seu medo, mas sim deixar o medo apenas para o que causa essa sensação de fato.

Por isso, durante uma crise de ansiedade, verifique se o medo realmente é de algo real, ou se é sua mente te sabotando.

A melhor forma de fazer isso, é observar envolta, verificar se de fato existe um motivo para preocupação e/ou fazer uma breve análise mental (caso o medo seja de algo não presente) se o motivo do medo é real ou apenas a sua mente tornando os fatos mais assustadores do que são.

Controle a respiração

A respiração é algo durante a crise de ansiedade que tem o papel mais importante. Afinal, a forma que respiramos age diretamente na forma que estamos no momento. E o medo, faz a nossa respiração acelerar ou, ao mesmo tempo, que muitas vezes traz a sensação de uma dificuldade para respirar.

Dessa forma, durante a crise de ansiedade, onde o medo toma conta, é hora de utilizar a respiração a seu favor. 

Inspire profundamente de forma lenta e solte o ar, também de forma gradual. Aos poucos o seu corpo vai respondendo a essa frequência, baixando toda aquela aceleração.

Respirar de uma forma mais ordenada, será muito mais eficaz para acalmar o medo. Pois, será muito mais fácil de verificar que esse medo é algo exagerado ou imaginado, tendo a respiração em pleno controle.

Conclusão

No texto de hoje, te falei sobre a relação do medo e da ansiedade. Mostrei como o medo atua durante a crise de ansiedade e trouxe dicas para te ajudar a superar esse momento bastante difícil.

Saber como lidar com o medo é fundamental durante uma crise de ansiedade. Porém, além disso, é fundamental a busca por ajuda psicológica. Afinal, a ansiedade é um transtorno de ordem psicológica, e com isso precisa dos cuidados médicos necessários.

Com isso, se está passando por momentos de forte ansiedade e crises de ansiedade constantes, é preciso procurar ajuda o mais rápido possível. Para tratar o quadro e evitar que ele piore e evolua para algo ainda pior.

Vencer o medo para muito pela coragem em busca ajuda e pela determinação em melhorar. Ansiedade tem cura, basta acreditar e procurar ajuda. Sempre encarrando o medo e melhorando cada vez mais.

Para mais dicas sobre o transtorno de ansiedade em geral, incluindo crise de ansiedade, me acompanhe no meu perfil no Facebook, no nosso grupo dedicado ao Transtorno de Ansiedade e depressão também no Facebook, no meu perfil no Instagram, além do meu canal no YouTube com bastante conteúdo para te ajudar a entender melhor sua mente.

Além disso, de maneira totalmente gratuita vou te indicar o meu e-book: 10 sintomas de ansiedade que você não conhece, para ficar de olho se a ansiedade e o medo não estão agindo em você.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, para que seus amigos e familiares possam entender melhor sobre a ansiedade e consigam superar o medo.

Agradeço a sua leitura e nos vemos em mais um artigo. Espero te ver de novo em breve.

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também:

dependência de internet
Dicas da Mente

Existe dependência de internet?

Antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que sim, existe dependência de internet. Dessa forma, no texto de hoje, vou explicar como a dependência de