Transtorno de Ansiedade: 4 Sinais que você está sofrendo

  • Home
  • Blog
  • Blog
  • Transtorno de Ansiedade: 4 Sinais que você está sofrendo

O Transtorno de Ansiedade é uma condição psiquiátrica de quem sofre em demasia com a ansiedade. Esse transtorno é fortemente caracterizado com alguns sintomas e sinais. Sendo um diagnóstico feito por psicólogos e psiquiatras.

Porém, além do diagnóstico médico, uma forma de ajudar a entender se você sofre ou não de Ansiedade, é ficar atento aos sinais.

Essa autoavaliação é muito importante, pois será o pontapé inicial para que a pessoa procure ajuda para poder tratar o seu Transtorno.

No texto de hoje vou mostrar os principais sinais de que você está (ou não) sofrendo de Ansiedade.

+ VEJA TAMBÉM: Meditação para ansiedade: quando é uma boa indicação?

O meu objetivo é abrir seus olhos para esses sintomas e caso verifique, que combina com sua atual condição, a recomendação máxima é que procure ajuda de um profissional na área. Ele terá o melhor diagnóstico e poderá te ajudar da melhor forma.

Transtorno de Ansiedade: Principais sinais

A ansiedade tem diversos sintomas físicos, como a falta de ar, suor excessivo, dormência em algumas partes do corpo, cansaço, entre outros bastante conhecidos. 

Porém, além dos sintomas físicos, o Transtorno possui alguns outros sinais que podem passar despercebidos. Vou te apresentar 4 deles. Veja!

1. Preocupação excessiva

Ficar preocupado com coisas importantes é algo normal de qualquer ser humano. Por isso, se você tem um motivo muito claro e real para estar preocupado, a preocupação é totalmente aplicável.

Dessa forma, se estiver com preocupação em algo importante, é possível que seja apenas uma fase, e que vá melhorando. Porém, o sinal de ansiedade, a preocupação excessiva, é quando como o nome segure, a preocupação é excessiva e na maioria das vezes com coisas banais ou de pouca importância.

Por exemplo: ficar preocupado se você vai fazer uma cirurgia de grande risco é totalmente normal, porém, ficar extremamente preocupado com algo como, se a porta que já conferiu estar fechada, está realmente fechada, é um forte indício do Transtorno de Ansiedade.

2. Medo

Transtorno de Ansiedade

Como uma forma complementar da preocupação excessiva, temos como outro sinal do Transtorno, o medo. Novamente, o medo é algo inato do ser humano, que nos ajudou a evoluir como espécie.

Afinal, foi o medo de animais selvagens que nos fizeram construir cidade e ficar longe deles, na maioria do tempo. Foi o medo do escuro, que nos fez descobrir o fogo. É o medo que o bebê tem que o ajuda a crescer e aprender. Enfim, o medo é algo humano e necessário.

Porém, o medo ao extremo pode ser um sintoma de diversas doenças psicológicas, como depressão e é claro, a Ansiedade. 

Aqui entra novamente a questão do extremo e de ser desnecessário. O Transtorno de Ansiedade amplia sentimentos ruins que fazem sentido e tornam ele a tônica do nosso dia. 

Dessa forma, se sentir muito medo, principalmente por coisas pouco preocupantes ou um medo de praticamente tudo, principalmente de coisas que fogem ao seu controle, é um forte indício que você possa estar passando pela ansiedade.

Medos específicos também podem ser uma fobia, como o medo de aranhas e de palhaços, por exemplo. Porém, dificilmente esse medo será atrelado a tudo. Independentemente de estar com uma fobia ou com o Transtorno, o importante é procurar ajuda de profissionais qualificados.

3. Desrealização

A desrealização é a sensação de não pertencer ao ambiente que está. Dessa forma, esse sinal vai demonstrar que a pessoa tem grande dificuldade de se sentir confortável no ambiente que está inserido.

Muitos associam essa sensação a uma pessoa antissocial, o que não está errado. Mas não quer dizer que uma pessoa antissocial não possa ter um Transtorno de Ansiedade.

É claro que, ao longo do tempo, é normal não gostarmos de alguns ambientes. Porém, quando essa sensação é algo replicado em praticamente todo o lugar que a pessoa vai e muitas vezes essa sensação se dá na própria casa da pessoa, é preciso ficar de olho. Pois, esse é um sinal claro de transtornos psicológicos, e entre eles está a Ansiedade.

4. Despersonalização

Enquanto na desrealização a pessoa sente que não pertence ao ambiente, a despersonalização faz as pessoas não se sentirem como protagonistas de sua própria vida.

As pessoas com esse sintoma, se sente apenas como um observador em terceira pessoa de sua própria vida. Como sendo apenas um personagem secundário. Questões como a baixa estima estão bastante ligadas a esse sintoma. 

Afinal, se a pessoa não se sente importante para ela mesma, logo, irá se inferiorizar, sentindo-se cada vez com menos importância. Esse também é um sinal do Transtorno de Ansiedade.

Conclusão

No texto de hoje, mostrei alguns sinais de que você pode estar sofrendo com o Transtorno. O meu objetivo é te ajudar a entender que algumas sensações ruins, podem estar atreladas a questões da sua mente.

Dessa forma, a Ansiedade é algo mais comum do que possamos imaginar. Além desses sinais existem muitos outros. O importante é ficar atento e não tardar a procurar ajuda.


Para mais dicas sobre o Transtorno de Ansiedade e saúde mental em si, continue me acompanhando no meu perfil no Facebook, no nosso grupo dedicado a Ansiedade e depressão também no Facebook, no meu perfil no Instagram, além do meu canal no YouTube com bastante conteúdo para te ajudar a entender melhor sua mente.

Esta Gostando? Compartilhe

Aproveite e veja também: